Sistema CFB/CRB Conselho Federal de Biblioteconomia Conselho Regional de Biblioteconomia

Registro Profissional

Licença Temporária

Lista de documentos necessários:

- Requerimento de processo solicitando Licença;
- Declaração de próprio punho (modelo) a ser manuscrita em folha individual;
- CIP (Carteira de Identidade Profissional) e cédula, se houver;
- Cópias da Carteira de Trabalho e Previdência Social: página da foto e o verso desta página (informações), última página com registro de emprego (seção Contrato de Trabalho) e a seguinte, em branco;
- Caso não haja registro em carteira (CTPS) do vínculo empregatício atual, comprovação de que não é exigida
graduação em nível superior para o exercício da função (vide item d da Resolução abaixo);
- Anuidades em dia ou em acordo com o Conselho e que não esteja em andamento nenhum processo ético-disciplinar;
- Recolhimento da taxa de processo (R$ 32,00)* e do valor proporcional da anuidade vigente**.

* Boleto emitido pelo CRB-14 no ato do protocolo da documentação.


** O fato gerador das anuidades é a manutenção de registro ativo junto ao conselho de classe no exercício a que tais anuidades se referem. Dispõe o Art. 15 da Resolução CFB n. 121/2011: "A anuidade é devida pelo profissional inclusive no exercício em que se consumar o Cancelamento, devendo ser pagos apenas os duodécimos da anuidade relativos ao período vencido."

_______________________________________________________________


ATENÇÃO!


A Licença não se aplica ao Bibliotecário no desempenho:


a) de sua atividade como autônomo;

b) de cargo, função ou emprego público, civil ou militar sob qualquer forma jurídica  de contratação, desde que na posse ou para o exercício seja exigido formação em biblioteconomia ou registro no CRB.

c) do magistério, quando o exercício decorre de seu diploma de Bibliotecário;

d) de qualquer outra atividade com vínculo empregatício ou não, para cujo exercício seja indispensável à condição de Bibliotecário e documentalista ou graduado de nível superior, desde que neste caso, somente possua aquela qualificação;

§ 2º - Excetuam-se da hipótese prevista no inciso I e suas alíneas deste Artigo, os bibliotecários afastados temporariamente para qualificação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) com ônus, ônus limitado ou sem ônus;

§ 3º - Excetuam-se também os bibliotecários afastados do serviço por motivo de saúde (auxílio-doença) e que não estejam recebendo salários ou proventos integralmente. Para efeito desta licença, o bibliotecário deverá apresentar a documentação comprobatória. A Licença será concedida pelo mesmo período do afastamento, podendo ser por prazo superior a 2 (dois) anos, comprovando-se o afastamento por motivo de doença. Em caso de impedimento permanente, prevalece o Art. 9º desta Resolução.

Art. 7º - A Licença fica restrita somente aos bibliotecários afastados temporariamente para qualificação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) com ônus, ônus limitados ou sem ônus; bem como aos afastados do serviço por motivo de saúde (auxílio-doença) e que não estejam recebendo salários ou proventos integralmente, mediante apresentação de documentação comprobatória.

§ 1º - A Licença poderá ser concedida pelo mesmo período do afastamento, ou seja, no máximo 2 (dois) anos, podendo ser renovado por igual período.


Fonte: Resolução CFB nº 121/2011


Próxima Reunião Plenária:

10 DE NOVEMBRO DE 2017

Para que seu pedido seja apreciado nesta Plenária, a documentação completa deverá estar protocolada no CRB-14 até o dia 07/11/2017, inclusive o pagamento da taxa. Dúvidas sobre processos podem ser esclarecidas junto ao departamento administrativo.

 

Contatos:

Administrativo/Financeiro
(48)
3223 4956 + crb14@crb14.org.br

Fiscalização
(48)
3225 6588 + fiscalcrb14@gmail.com


 

Conselho Regional de Biblioteconomia - 14ª Região

Rua João Pinto, n. 30, sala 207, Edifício Joana de Gusmão – Centro – Florianópolis/SC – 88.010-420
(48) 3223-4956 / 3225-6588    crb14@crb14.org.br / fiscalizacao@crb14.org.br