Sistema CFB/CRB Conselho Federal de Biblioteconomia Conselho Regional de Biblioteconomia

Últimos Eventos:


02/06/2017 à 03/06/2017
35º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina
35º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina

O Painel é um evento estadual promovido pela ACB, que conta com o apoio do CRB-14 e é aguardado pelos bibliotecários catarinenses com entusiasmo, pois oportuniza a discussão de temas importantes e promove o aprimoramento e o fortalecimento da classe através do compartilhamento de experiências, resultados de pesquisas e apresentação de trabalhos, estudos e práticas na área da Biblioteconomia. Este ano, o tema “Do ensino às tecnologias: desafios da profissão” norteia o evento.

Faça sua inscrição através do site: https://acb.emnuvens.com.br/painel-biblioteconomia-de-santa-catarina/.



Data: 02 e 03 de junho de 2017
Local: Campus da Unochapecó - Av. Senador Atilio Fontana, 591-E, Efapi, Chapecó/SC


Site: Clique aqui
22/05/2017 à 26/05/2017
3º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – TOI
3º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – TOI

A USP/ECA pelo seu Observatório Mercado de Trabalho do Profissional da Informação e Documentação OMITD_CNPq, em colaboração com a Faculdade de Economia e Administração, realizará uma série de seminários sobre temas de relevância para os profissionais da informação. Esses seminários constituirão o 3º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – TOI. Abaixo, o Programa do Congresso onde estão relacionados os seminários, com uma síntese informativa sobre seus objetivos. Para se inscrever em um ou mais seminários clique no link respectivo e preencha o formulário. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados conferidos pela USP. O número de inscrições é limitado, prevalecendo a ordem em que forem efetuadas.

Data: 22 a 26 de maio de 2017
Local: Universidade de São Paulo, São Paulo/SP

Eventos III TOI - Vagas Limitadas / Eventos Gratuitos
(clique nos links para efetuar sua inscrição)

· 22 de Maio - EVENTO SATÉLITE PRÉ-3º TOI
13:00 as 18:15 - II Colóquio de Informação e Documentação Jurídica
Local: Auditório Lupe Cotrim ECA - 1 andar Prédio Central

· 23 de Maio - EVENTO SATÉLITE PRÉ-3º TOI
08:00 as 12:30 - III Simpósio de Preservação e Conservação de Acervo
Local: Auditório Lupe Cotrim ECA - 1 andar Prédio Central

Visita Reserva Técnica e Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade
Data da Visita BMA: 23 de maio
Horário: 14:30 as 16:45
Inscrição Visita Técnica: http://www3.eca.usp.br/cbd/visitabmatoi2017

· 23 de Maio - EVENTO SATÉLITE PRÉ-3º TOI
13:00 as 18:15 - I Simpósio de Biblioteca Digital - Arquitetura da Informação
Local: Auditório Lupe Cotrim ECA – 1 andar Prédio Central

· 23 de Maio – EVENTO SATÉLITE PRÉ-3º TOI
19:00 as 21:00 - III Mesa de Catalogação
Local: Auditório Lupe Cotrim ECA - 1 andar Prédio Central

· 24 de Maio - ABERTURA SESSÃO MAGNA CONTECSI
09:00 as 12:15 - Sessão de Abertura - 14º CONTECSI _ 3º TOI
Local: Auditório - FEA 5

· 24 de Maio - 3º TOI - EVENTO SATÉLITE CONTECSI
13:00 as 18:15 - I Simpósio Políticas e Estratégias Preservação Informação Digital
Local: Auditório Safra Biblioteca FEA

· 25 de Maio – EVENTO SATÉLITE PRÉ-3º TOI
09:00 as 12:15 - I Simpósio Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva
Local: Auditório Safra Biblioteca FEA

· 25 de Maio - 3º TOI - EVENTO SATÉLITE CONTECSI
13:00 as 18:15 - III SBEI Simpósio Brasileiro de Ética da Informação
Local: Auditório Safra Biblioteca FEA

· 25 de Maio - 3º TOI - EVENTO SATÉLITE CONTECSI
14:00 as 17:00 - I Workshop Arquigrafia App
Local: Laboratório ECA/CBD

· 26 de Maio - SESSÃO MAGNA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
09:00 as 12:15 - Sessão Ciência da Informação - 14º CONTECSI - 3º TOI
Local: Auditório – FEA 5

· 26de Maio - SESSÃO MAGNA ENCERRAMENTO
17:00 - Sessão Ciência da Informação - 14º CONTECSI - 3º TOI
Local: Auditório - FEA 5


Site: Clique aqui
27/04/2017 à 28/04/2017
Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação
Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação

O Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação tem como proposta:

- Constituir-se um Fórum qualificado para discussões, desenvolvimento e publicação qualificada de trabalhos nos temas do Congresso no âmbito da Ciência da Informação;
- Fomentar a evolução dos trabalhos com o coaching dos chairs das sessões, referees e editores científicos;
- Publicar os trabalhos finais.

Informações sobre submissões, programação e inscrições no site do evento: https://cgeiufsc.com/

Data: 27 e 28 de abril de 2017
Local: Auditório da Reitoria da UFSC - Florianópolis/SC


Site: Clique aqui
09/03/2017 à 13/03/2017
Programação Comemorativa ao Dia do Bibliotecário 2017
Dia do Bibliotecário 2017


O Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª Região, a Associação Catarinense de Bibliotecários e os Departamentos dos Cursos de Biblioteconomia da UFSC e UDESC convidam a todos para participar em sua programação comemorativa pelo Dia do Bibliotecário em 2017 que está sendo preparada conjuntamente este ano.

Todos os detalhes sobre como participar bem como mais informações podem ser encontradas na página do evento no Facebook. Fique atento também às redes sociais de cada entidade!



Site: Clique aqui
11/11/2016 à 12/11/2016
34º Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina
34º Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina

O 34º Painel Biblioteconomia apresenta esta edição na cidade de Criciúma, sul do estado de Santa Catarina, trazendo diversas atrações e discussões para o público em geral.

A Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) é uma entidade de classe que desenvolve suas atividades desde 1975 com o objetivo de representar os profissionais e de lutar pelos anseios da classe. Reconhecida como utilidade pública estadual aos 41 anos de sua existência, busca além dos objetivos do associativismo, colaborar com a sociedade a partir de práticas que promovam a responsabilidade e inclusão social, a nacionalidade e cidadania, o acesso à informação e a educação continuada dos profissionais da informação.

A interdisciplinaridade é tema recorrente na área da Ciência da Informação. As “três irmãs” como são conhecidas a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia, são áreas profissionais que ora se aproximam, ora se distanciam, mas encontram em sua atuação um ponto de intersecção que não pode ser negado, especialmente quando se trata do fazer social.

Dentro dessa conjuntura, várias questões sociais, técnicas, educacionais, tecnológicas e históricas apresentam diretrizes operacionais e metodológicas que sustentam a atuação dos profissionais nos diversos espaços e que precisam ser refletidas e debatidas. Infere-se, assim, que serão por meio de palestras, mesas-redondas, relatos de experiências e apresentações de trabalhos que esse discurso se consolidará sustentando as análises e discussões sobre a temática principal que esse evento se propõe focar dentro do aspecto da interdisciplinaridade.

É com base nesse debate e respaldada por todas as indagações que envolvem a atuação e a formação dos profissionais da informação em plena sociedade da informação que a Associação Catarinense de Bibliotecários apresenta na 34ª edição do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina a temática “Interdisciplinaridade na Ciência da Informação: o papel social do profissional”.

Participe, submeta seu trabalho, acompanhe as demais notícias na página do evento.



Data: 11 e 12 de novembro de 2016
Local: SATC - Criciúma/SC


Site: Clique aqui
11/08/2016 à 12/08/2016
eDOC 2016 Florianópolis
eDOC 2016 Florianópolis

Considerando a demanda por profissionais com formação para atender as exigências do mercado de Gestão de documentos e informações, a EDOC Capacitação, apresenta o programa de capacitação denominado de eDOC.

O eDOC é capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando soluções para os profissionais que se dedicam a gerenciar documentos e informações.

Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências.

Mostrará soluções, produtos e serviços que compõem o universo da gestão da informação e tecnologias correlatas. O eDOC 2016 é concebido para contribuir na cadeia de valor das empresas e instituições governamentais, focado em temas e tecnologias e tendências organizacionais para o gerenciamento de informações do ambiente físico ao digital.

Inscrições no site do evento.



Local: Auditório do CELTA - Parque Tecnológico Alfa, Rodovia SC 401 Km 01, João Paulo, Florianópolis/SC


Site: Clique aqui
11/03/2016 à 13/03/2016
Programação Comemorativa - Dia do Bibliotecário
Dia do Bibliotecário - Programação

O Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª Região e a Associação Catarinense de Bibliotecários convidam a todos para participar da programação comemorativa pelo Dia do Bibliotecário que está sendo preparada conjuntamente este ano.

Todos os detalhes sobre como participar bem como mais informações podem ser encontradas na página da ACB. Fique atento também as nossas redes sociais.

(clique na imagem para ampliar)


Site: Clique aqui
13/11/2015 à 14/11/2015
33º Painel de Biblioteconomia em SC
33º Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina

Novamente uma edição do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina em uma cidade diferente de Florianópolis. Apesar da capital reunir as duas escolas de Biblioteconomia no estado e grande parte dos profissionais, em 2014 a Associação Catarinense de Bibliotecários cogitou a hipótese de levar o seu maior evento para Lages.

A iniciativa deu tão certo que resolvemos repetir e Joinville é quem receberá a 33ª edição do Painel, nos dias 13 e 14 de novembro. O tema deste ano é “Além das paredes das bibliotecas: evolução da atuação bibliotecária nos últimos 40 anos”. Um tema bastante relevante para o ano de 2015, quando a ACB completa seus 40 anos!

Participe, submeta seu trabalho, acompanhe as demais notícias na página do evento.



Data: 13 e 14 de novembro de 2015
Local: CEDUP Joinville


Site: Clique aqui
02/09/2015 à 02/09/2015
Bibliotecário: 50 anos de profissão regulamentada
Bibliotecário: 50 anos de Profissão Regulamentada

O Conselho Regional de Biblioteconomia – 14a Região, considera que comemorar 50 anos da profissão é um marco na história da Biblioteconomia Catarinense. O CRB-14 tem mais uma razão para comemorar. A Resolução CFB nº 312/1984 criou o Conselho com jurisdição em Santa Catarina e em dezembro do mesmo ano aconteceu a eleição dos conselheiros para triênio de 1985-1987. Portanto neste ano comemoramos 30 anos da posse da primeira gestão do CRB-14.

É hora de comemorar. São 50 anos de um legado de muita luta pela valorização profissional.



Data: 2 de setembro de 2015
Horário: 19h30min
Local: Auditório do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Rua Silva Jardim, 360 – Centro, Florianópolis/SC


Site: Clique aqui
21/07/2015 à 24/07/2015
XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação
26º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015
“Biblioteconomia, Ciência e Profissão”

O CBBD tem como objetivo discutir o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e integrar os profissionais das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolar, pública, comunitária, universitária e especializada.

Neste sentido, alinhado à plataforma da presente gestão “Advocacy para o fortalecimento das bibliotecas brasileiras” e visando articular e aproximar os profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação – os da linha de frente das bibliotecas e centros de informação e os acadêmicos e pesquisadores - propomos um tema amplo e representativo: “Biblioteconomia, Ciência e Profissão”. Entendemos que todos construímos a Biblioteconomia diariamente, cada um na sua especialidade, e queremos criar neste evento um espaço de integração e reflexão. O tema geral do evento é o mote para convidarmos todos a refletir e oferecer sua colaboração individual para o fortalecimento da nossa área. Acreditando que juntos somos mais fortes e poderemos conquistar os espaços que sonhamos, e continuar consolidando o trabalho já realizado. Queremos ampliar as ações para que nosso país tenha de fato um Sistema de Bibliotecas com plena capacidade para atender às necessidades de nossas comunidades e fomentar novas demandas. Sabemos que em alguns espaços do território nacional a missão de uma biblioteca é mal conhecida e, também por isso, exaltamos a profissão e recorremos à Ciência como suporte aos projetos consolidados, ou em fase de desenvolvimento.

Nosso convite é para que, independentemente do segmento de atuação de cada um, tenhamos um olhar mais abrangente para a área de Biblioteconomia, como resposta às dificuldades específicas de nossas bibliotecas. Os avanços esperados nas bibliotecas públicas e escolares, devem ser bandeiras de todos os profissionais, professores, alunos, pesquisadores e cientistas da informação.

Para proporcionar as discussões, o evento terá a seguinte estrutura:

Conferências: Autoridades no assunto serão convidadas para apresentarem o tema de sua especialidade, que deverá versar sobre tendência ou inovação na área.
Mesa Redonda: Reunião de pesquisadores ou profissionais para apresentarem e debaterem um tema a partir de distintas visões.
Conversando sobre: Discussão sobre tema específico, de modo informal, com profissionais especializados. Deverá trazer uma prática exitosa para suscitar a discussão e troca de experiências entre os conversadores.
Posteres digitais: apresentações em forma de painéis digitais, expostos em computadores, com a presença do(s) autor(es) para conversar(em) com os interessados em horários específicos.
Palestras: especialistas brasileiros e estrangeiros que falarão sobre temas emergentes da área.
Eventos paralelos: II Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar e IV Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas

O espaço “Conversando sobre...” é uma inovação desta edição. Trata-se de atividade na qual dois especialistas em determinado assunto apresentarão suas práticas profissionais com o intuito de provocar uma discussão ampla com os participantes. O objetivo é criar um ambiente propício ao diálogo entre apresentadores e assistentes, que permita a troca e compartilhamento de experiências bem sucedidas na área.


Site: Clique aqui
06/12/2013 à 09/12/2013
4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto - 06 a 09 dez 2013
A 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto tem como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área. Atendendo ao Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, as edições anteriores da CONFOA, realizadas em 2010, 2011 e 2012, reuniram cerca de 600 participantes. A CONFOA 2013 será realizada no Brasil, na Universidade de São Paulo, no período de 6 a 9 de outubro de 2013 e pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de pesquisa e ensino superior. PÚBLICO-ALVO O evento visa estimular o envolvimento de pesquisadores, docentes, bibliotecários, administradores, estudantes, profissionais e políticos, promovendo maior disseminação, penetração e articulação entre esses atores e o tema do acesso aberto na comunidade luso-brasileira.


Site: Clique aqui
04/12/2013 à 06/12/2013
6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias
O evento acontecerá entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2013 em dois locais distintos: na Biblioteca de São Paulo e no Memorial da América Latina O evento, que será realizado em dois espaços diferentes, e precisa de duas inscrições separadas. Dia 4 - Biblioteca de São Paulo (Auditório) Encontro SisEB (Planejamento de Ações) Horário: das 9h às 17h30, destinado exclusivamente a dirigentes, bibliotecários e profissionais de bibliotecas públicas vinculadas ao SisEB. Serão tratados assuntos específicos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (panorama atual, visão de futuro, planejamento de ações, encaminhamento de propostas para o aprimoramento do Sistema). As vagas são limitadas a 100 profissionais e as pré-inscrições serão confirmadas posteriormente por e-mail. Dias 5 e 6 – Memorial da América Latina (Auditório Simon Bolívar) Das 8h30 às 18h30, acontecerão palestras, mesas-redondas, bate-papos com escritores, apresentação de painéis e outros assuntos relacionados à atividade. Público-alvo: Bibliotecários(as), dirigentes e profissionais de bibliotecas, docentes e discentes de Biblioteconomia, educadores, estudantes e interessados na área. O evento é gratuito e aberto a todos os profissionais inscritos.


Site: Clique aqui
27/11/2013 à 29/11/2013
IX EIC - Encontro Internacional de Catalogadores e II Enacat - Encontro Nacional de Catalogadores
27/11/2013 à 29/11/2013 Tema: "Catalogação: do real ao virtual" Local: Centro de Convenções da Firjan - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Pela primeira vez no Brasil, o IX Encontro Internacional de Catalogadores ocorrerá em conjunto com o II Encontro Nacional de Catalogadores entre os dias 27 a 29 de novembro de 2013. A organização do evento é da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil. A partir da tradição iniciada na série de encontros internacionais, o evento contemplará a Apresentação de Trabalhos Orais, Eventos Paralelos e Sessões Plenárias e proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliações de ações na área de Catalogação.


Site: Clique aqui
26/11/2013 à 27/11/2013
IPEA realiza seminário sobre implantação de modelos de gestão
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), através da Diretoria de Desenvolvimento Institucional, convida a todos para o seminário "Casos reais de implantação de modelos de gestão do conhecimento para a Administração Pública Brasileira", que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro. O evento, que será aberto por seu Presidente, Marcelo Neri, faz parte das comemorações pelos 50 anos do IPEA... e contará com personalidades do campo de pesquisa em modelos de gestão como: Luiza Alonso, diretora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília (MGCTI/UCB); Neri dos Santos, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC); Cleide de Andrade Gomes, gerente técnica de Treinamento e Capacitação da Superintendência de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (SAR/ANAC); Paula Xavier, coordenadora de Informação e Comunicação, Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


Site: Clique aqui
17/10/2013 à 19/10/2013
5º Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais
5º Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais - ENCP

Sede da primeira edição do Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais (ENCP), em 2006, Florianópolis volta a abrigar o evento, de 17 a 19 de outubro, nas dependências do Centrosul. Durante três dias, representantes dos Conselhos Profissionais de todo o País debaterão temas como fiscalização, responsabilidade civil em profissões regulamentadas, conciliação, ética, Lei Orgânica dos Conselhos e formação e atuação profissional.

De acordo com o coordenador da Comissão Organizadora, contador Sergio Faraco, a preparação do encontro está em ritmo acelerado: “Já temos confirmados vários palestrantes que são referências em suas áreas de atuação”. O evento irá reunir cerca de 600 representantes das entidades que congregam os profissionais com atividades regulamentadas, a exemplo de advogados, engenheiros, contadores, corretores, representantes comerciais e outros.

Promovida pela ASCOP, a quinta edição do ENCP tem como tema Conselhos Profissionais, um instrumento de proteção social.

 Mais informações e fotos no site www.encp.com.br ou pelo facebook: https://www.facebook.com/pages/ASCOP-Associação-dos-Conselhos-Profissionais-de-Santa-Catarina/427935503954128





Local: CENTROSUL - Centro de Convenções - Avenida Gustavo Richard, 850, Centro de Florianópolis, SC.


Site: Clique aqui
26/09/2013 à 27/09/2013
eDOC 2013 Sul
eDOC 2013 Sul

Considerando a demanda por profissionais com formação para atender as exigências do mercado de Gestão de documentos e informações, a EDOC Consultoria & Capacitação, apresenta o evento denominado de eDOC dando continuidade aos eventos realizados em várias capitais todos os anos.

O eDOC é um evento capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando a articulação das ações que venham satisfazer os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a processar informações para obter resultados.

Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por Palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências. Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços.

O evento mostrará soluções, produtos e serviços para todas as áreas que compõem o universo da gestão da informação e tecnologias correlatas. O eDOC 2013 é concebido para contribuir na cadeia de valor das empresas e instituições governamentais, focado em temas e tecnologias e tendências organizacionais para o gerenciamento de informações do ambiente físico ao digital.

Inscrições no site do evento.



Local: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, CRCSC - Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral, nº 1900.


Site: Clique aqui
02/09/2013 à 06/09/2013
II Semana de Interatividade da Biblioteconomia
II Semana de Interatividade da Biblioteconomia
~ 40 anos da Biblioteconomia na UDESC ~

Esse ano a Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) completa 40 anos e temos muito que comemorar na II Semana de Interatividade da Biblioteconomia para relembrar fatos e ações que marcaram a trajetória da Biblioteconomia em Santa Catarina.

Além de uma ampla programação com palestras, mesas–redondas, workshops, exibição e debate de filme, ações sociais e culturais, teremos a participação de alunos, egressos, profissionais e docentes de outros cursos da UDESC e da UFSC para promover a interatividade entre as áreas.

Mais informações na página do evento.
Inscrições através do e-mail sibiblioteconomia@gmail.com.

Local: Auditório da FAED/UDESC, Avenida Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, Florianópolis, SC.


Site: Clique aqui
09/07/2013 à 09/07/2013
Seminário Ética nas Profissões no XXV CBBD
Seminário “Ética nas Profissões”

O Sistema CFB/CRB promove esse seminário exclusivo para que possamos refletir sobre a ética nas profissões, com vistas a repensarmos as práticas das bibliotecas e dos órgãos representativos da profissão de bibliotecário, focando para as suas responsabilidades técnicas, políticas e sociais.

9h: abertura
9h20min: palestra “Ética nas profissões”, com Dr. Roberto Luiz d'Ávila, Presidente do Conselho Federal de Medicina
10h: palestra “A biblioteca é de quem? - Estabelecendo fronteiras entre o público e privado na consolidação da ética bibliotecária brasileira”, com Dr. Cristian Santosa, bibliotecário da Câmara dos Deputados
10h40min: palestra “Ética, moral e exercício profissional”, com Dr. Cesar Luiz Pasold, Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC
11h20min: perguntas
12h: encerramento

Local: CENTROSUL - Centro de Convenções - Avenida Gustavo Richard, 850, Centro de Florianópolis, SC.

Site: Clique aqui
07/07/2013 à 10/07/2013
XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação
XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação
Bibliotecas, Informação, Usuários


O XXV CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.

O evento contemplará a Apresentação de Trabalhos Orais, Eventos Paralelos e Sessões plenárias com palestras e conferências; Sessões temáticas e Mesas redondas, que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos das Bibliotecas, da Informação e dos Usuários e as abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação, das Tecnologias de Informação e Comunicação para a organização e acesso à informação, Transcompetências: diferenciais do usuários e do profissional da informação, as Bibliotecas e serviços de informação num cenário de transformações e a sustentabilidade. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.

O Congresso tem como Tema central: Bibliotecas, Informação, Usuários – Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Inscrições no site do evento.


Local: CENTROSUL - Centro de Convenções - Avenida Gustavo Richard, 850, Centro de Florianópolis, SC.


Site: Clique aqui
19/06/2013 à 21/06/2013
III Encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares
III Encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares

A Biblioteca Cruz e Souza do Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio, juntamente com a Biblioteca Cônego João Reitz, de Sombrio, está promovendo a terceira edição do Encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares.

O objetivo do evento é promover oficinas, encontros e trocas de experiências entre profissionais de bibliotecas, da educação e incentivadores da leitura durante os dias 19, 20 e 21 de junho, na Unidade Urbana do IFC, localizado no bairro Januária em Sombrio. A abertura do encontro será na noite de quarta-feira (19) com palestra proferida pela Doutora Eliane Debus, da UFSC. No dia seguinte, a partir das 8 horas, será realizado o credenciamento, palestra com a Bibliotecária Caroline Becker, oficina de capacitação para auxiliares de biblioteca e seminário para professores sobre leitura e literatura. Na sexta-feira (21), haverá palestra com o comunicador Alfredo Ricardo Lopes, o Feijão, e em seguida oficinas de restauração e conservação do acervo bibliográfico e de contação de histórias. Durante os dois dias será organizado passeio turístico com visita à sede do IFC e Museu do Câmpus Sombrio, além de visitas à Rua da Leitura.

Exposição “MANUSCRIPTUS” acontece durante Encontro de Bibliotecas

Nos dias 19, 20 e 21 deste mês, a Unidade Urbana do IFC - Campus Sombrio sediará a exposição de Curta Duração "ManuScriptus". O Museu do Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio (MIFCS), valorizando a criatividade e os sentimentos produzidos ao se trabalhar com memória, história e patrimônio, realizará esta exposição durante o 3º Encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares de Sombrio. A contribuição de alunos e servidores do Campus marcaram as atividades de pesquisa e expografia, proporcionando memórias e lembranças de momentos importantes da vida dos envolvidos no processo de construção desta exposição. Vale a pena prestigiar!

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (48) 3534-8008 ou pelo site do IFC Campus Sombrio.

Local: Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio - Rua Francisco Caetano Lumertz, nº 818, bairro Januária.


Site: Clique aqui
28/05/2013à28/05/2013
Fundação do Fórum Setorial de Bibliotecas de Florianópolis
Fundação do Fórum Setorial de Bibliotecas de Florianópolis

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das políticas públicas voltadas às culturas do município de Florianópolis. É constituído por pessoas com atuação nos diversos segmentos artísticos e culturais, mediante indicação das setoriais (sociedade civil) e governamental.

No ano de 2013 estão previstos diversos eventos de suma importância para a cultura, tais como as Conferências Municipal, Estadual e Nacional de Cultura, discussão e aprovação na Câmara de Vereadores do Plano Municipal de Cultura - marco legal voltado para as definições da política cultural para os próximos 10 anos -, e o Plano Nacional do Livro e da Leitura.

Diante da conjuntura, os representantes do segmento Bibliotecas do CMPC de Florianópolis convidam os profissionais que atuam nas bibliotecas, leitores, pesquisadores e demais cidadãos para participar da fundação do FÓRUM SETORIAL DE BIBLIOTECAS, a ser realizada no dia 28 de maio, às 18h30min.

Local: Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina, sito à rua Tenente Silveira, Centro.

27/05/2013 à 27/05/2013
Fórum Catarinense do Livro e da Leitura
Fórum Catarinense do Livro e da Leitura

(clique na imagem para ampliar)



Site: Clique aqui
03/12/2012 à 05/12/2012
16º Encontro Regional do Proler Blumenau
Memória, atuação e projeção:
uma reflexão sobre os 20 anos do Proler Nacional


Estão abertas as inscrições para o 16º Encontro Regional do Proler. Mais informações no blog do evento ou clicando no informativo abaixo.

(clique na imagem para ampliar)


Site: Clique aqui
23/11/2012 à 23/11/2012
Assembléia de instituição da ABRAINFO
Assembléia de instituição da ABRAINFO

“Provavelmente, você pôde acompanhar pelas redes sociais as discussões sobre representatividade profissional. Nessas conversas parece-me que é consenso entre os que participaram delas que não existem tantas barreiras entre os vários tipos de trabalho com Informação como se pensa. Isso, inclusive, está se refletindo no próprio ensino da Biblioteconomia. As ferramentas digitais aproximaram os arquivos, museus e bibliotecas.

A partir dessa constatação entendeu-se que nós, bibliotecários, poderíamos abrir um novo espaço de diálogo e de convergência. Para chegar a essa meta, considerou-se a necessidade de existir uma associações que pudesse reunir, amplamente, os profissionais de Informação - sem tantas divisões e tribos. Assim, com o trabalho incansável do nosso colega Briquet de Lemos, está sendo proposta a criação da ABRAINFO – Associação Brasileira de Profissionais da Informação.

Essa entidade de caráter nacional deverá reunir pessoas físicas que trabalhem na área da Informação, claramente os bibliotecários, mas também arquivistas e museólogos; e, ainda, engenheiros, linguistas e outros que inclusive dão aulas nos cursos de Biblioteconomia.

No próximo dia 23 de novembro, às 14 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, rua da Consolação, 94, São Paulo, será realizada a Assembleia de Fundação da ABRAINFO. Em nome de todos que participaram das discussões preliminares, convidamos você, na qualidade de sócio fundador, para comparecer e compartilhar ideias e propostas, visando a criação da Entidade. Na ocasião será discutido e aprovado o seu Estatuto e eleitos os membros do Conselho Deliberativo provisório que terá a incumbência de organizar as bases da Associação e convocar eleições no prazo de seis meses.”

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade – Rua da Consolação, nº 94, São Paulo, SP.


Site: Clique aqui
21/11/2012 à 24/11/2012
Programa de Apoio às Bibliotecas - PROABI
Programa de Apoio às Bibliotecas - PROABI

“Há mais de 15 anos a INFORMAR vem trabalhando em prol das bibliotecas e agora vai atuar de forma ainda mais próxima com o PROABI - Programa de Apoio às Bibliotecas. O Programa contempla, entre outras ações, a comercialização de livros de diversas editoras a preços menores que os praticados pelos livreiros para as bibliotecas.

Venha participar da I Exposição/Feira do Livro do PROABI, especialmente destinada aos bibliotecários e responsáveis pelas aquisições em bibliotecas. Com muita tranquilidade você poderá encomendar livros, escolher data de entrega e pagamento, solicitar visitas personalizadas em sua biblioteca, ou simplesmente conhecer o PROABI.”

A exposição será realizada de 21 a 23 de novembro das 13h às 19h e em 24 de novembro das 9h às 12h.

Local: Avenida Goethe, nº 23, loja 09, Moinho dos Ventos - Porto Alegre, RS.
Telefone: (51) 3029.7042

Site: Clique aqui
19/11/2012 à 21/11/2012
4º Seminário sobre Informação na Internet, 3º Congresso Ibero-Americano de GeCIC e 10º Workshop Brasileiro de GeCIC
4º Seminário sobre Informação na Internet

Desde 2006 o IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - vem realizando o Seminário sobre Informação na Internet, que tem contado com presença massiva de representantes do governo, da iniciativa privada e da academia. Temas como a banda larga no Brasil, transparência governamental, gestão da informação pessoal, os jovens e as midias digitais, a privacidade e as redes sociais, acesso aberto e direitos autorais, o livro eletrônico no Brasil, a etiquetagem social e a folksonomia, e a preservação digital, entre outros, tem merecido destaque no evento.

Na medida que o governo e a iniciativa privada se integram para discutir essa temática atualizada quem ganha é a sociedade brasileira, pois a maioria desses temas acabam saindo de uma discussão teórica para se tornarem produtos sociais. Alem dos representantes brasileiros devemos destacar os consultores internacionais que trazem as valiosas experiências existentes em outros paises e que através de um estudo comparativo passam a integrar o modelo brasileiro de informação sobre a internet.

3º Congresso Ibero-Americano de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

A Sociedade da Informação inaugura uma nova era, marcada pela confluência da globalização com as tecnologias de informação e da comunicação-TICs. As profundas e rápidas transformações daí decorrentes atingem todos os setores e áreas e chegam ao cotidiano dos cidadãos, conectando tudo e todos. Esta “sociedade em rede”, como denomina o sociólogo Castells (1999), talvez seja a mais forte mudança cultural contemporânea, porque afeta “espaço e tempo, que são dimensões materiais fundamentais da vida humana” e “estão entrelaçados na natureza e na sociedade”. Nesse panorama transformador e transformado, informação e o conhecimento tornam-se protagonistas.

O setor produtivo enfrenta diretamente esses novos cenários e tendências internacionais e depende, diretamente, do monitoramento de informações internas e externas das empresas, para alcançar competitividade no mercado e atender às demandas por inovações nos seus produtos e serviços. Os novos processos e estratégias, bem como ferramentas gerenciais e tecnológicas são estudados na Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento, disciplinas que assumem papel de grande relevância para Ciência, Tecnologia e Inovação.

As novas exigências nas organizações e empresas implicam na formação de recursos humanos capazes de enfrentar e responder esses desafios à altura. Com este objetivo foram implantados os Cursos de Especialização em Inteligência Competitiva - CEIC, por iniciativa do INT - Instituto Nacional de Tecnologia, em parceria com o IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, e colaboração da Université Aix Marseille III.

Os CEICs, iniciados em 1997, no Rio de Janeiro, e estendidos a outras capitais, tiveram como decorrência direta os Workshops Brasileiros de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento, que começaram em 1999, também no Rio de Janeiro, posteriormente oferecidos em outras capitais como Curitiba, São Paulo, Distrito Federal e Belém, onde foi realizado o 9º, em 2008.

10º Workshop Brasileiro de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

O objetivo dos Workshops é acompanhar a evolução do panorama nacional da área, no que diz respeito à aplicação de modelos de gestão de inteligência competitiva e à formação de recursos humanos nas empresas, de modo a contribuir para torná-las mais competitivas no mercado global e para seu crescimento sustentável. Tem por finalidade, ainda, promover a integração entre empresas, universidades, governo, iniciativa privada e terceiro setor, na perspectiva de delinear áreas de atuação para projetos futuros, em parcerias.

Local: PARLAMUNDI - SGAS Q. 915 - lts. 75/76 - Brasília - DF.

O programa da conferência pode ser conferido
aqui.


Site: Clique aqui

Para procurar outras datas clique no dia desejado no calendário abaixo. Utilize as setas ao lado do ano para navegar.


« MARÇO 2017 »
S T Q Q S S D
27 28 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1

Próxima Reunião Plenária:

09 DE JUNHO DE 2017

Para que seu pedido seja apreciado nesta Plenária, a documentação completa deverá estar no CRB-14 até o dia 06/06/2017 - inclusive o pagamento da taxa.

 

CONTATOS

Administrativo/Financeiro
(48)
3223 4956 + crb14@crb14.org.br
Fiscalização
(48)
3225 6588 + fiscalcrb14@gmail.com


Acesse aqui nosso formulário de contato e deixe sua mensagem, denúncia, crítica ou sugestão.




 

Conselho Regional de Biblioteconomia - 14ª Região
Jurisdição de Santa Catarina
Rua João Pinto, n. 30, sala 207, Edifício Joana de Gusmão – Centro – Florianópolis/SC – 88.010-420
(48) 3223-4956 / 3225-6588    crb14@crb14.org.br / fiscalcrb14@gmail.com